Benefícios do Chá de Cana do Brejo
A cana do brejo é uma erva medicinal também popularmente conhecida como cana branca, cana do mato, cana de macaco, cana roxa, jacuacanga, paco catinga, paco caatinga, periná e ubacaiá. A cana do brejo é uma planta com lindas flores e, por essas propriedades ornamentais, é utilizada frequentemente em jardins. O que as pessoas não sabem, é que essa erva, famosa pelas suas flores rosas e majestosas, contém uma grande quantidade de características medicinais. Portanto, ela é utilizada, inclusive, como um tratamento natural eficiente na cura de inúmeras doenças. Veja mais em: Benefícios do Chá de Cana do Brejo!
Benefícios do chá de Cana do Brejo
Por causa da sua rica composição, a cana do brejo contém diversos benefícios medicinais, que podem ser utilizados em tratamentos naturais. A planta contém ação diurética e depurativa e, portanto, é muito benéfica no tratamento de problemas renais, ajudando na eliminação de cálculos, pois limpa e desobstrui as vias urinárias e ainda colabora para curar casos de inflamação.
Outro excelente benefício do chá de cana do brejo é visto em casos de cistite, que pode ser uma condição muito incômoda, já que seu principal sintoma são as dores e a dificuldade ao urinar, além de poder provocar uma micção com sangue.
A planta possui benefícios também em alguns casos de doenças venéreas, como é o caso da sífilis, e também age com eficácia em casos de distúrbios menstruais, leucorreia e gonorreia. Outra recomendação para o uso do chá de cana do brejo é na prevenção da arteriosclerose, uma doença degenerativa que pode ter consequências bastante graves. Ela também age no tratamento de hidropisia e blenorragia, bem como de anemia, hérnias e febre.
Em razão de suas características diuréticas, a planta também é muito usada como um auxílio ao emagrecimento, mas é claro que seus efeitos podem ser vistos quando combinados com uma dieta balanceada e exercícios físicos frequentes.
Indicação: O Chá de Cana do brejo é sudorífica, diurética, combate a sífilis, inflamações dos rins, arteriosclerose, amenorreia, bexiga, blenorragia, cálculo renal, distúrbio menstrual, dor reumática, dores e dificuldade de urinar, inchaço, inflamações da uretra, leucorreia, nefrite, problemas nos rins e uretrite.
Como preparar o Chá de Cana do Brejo
Ingredientes
1 colher ( sopa ) de erva cana do brejo
500 ml de água
Modo de Preparo
Leve a água ao fogo e deixe até começar a ferver, logo em seguida adicione 1 colher (sopa) da planta cana do brejo e deixe obter fervura, desligue. Tampe e deixe abafar por 10 minutos. Tome de 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.
Precauções
Gestantes ou em período de lactação não devem usar nenhuma das receitas mencionadas anteriormente, salvo quando forem prescritas pelo médico. A ingestão da cana de brejo não pode ser prolongado, pois pode levar ao aparecimento de problemas. Para não correr riscos, o mais adequado é procurar um médico especialista antes de fazer uso da caninha ou de qualquer outra planta.
Curiosidades
A cana do brejo é uma erva medicinal encontrada em florestas costeiras úmidas. Essa planta contém origem na América do Sul e Caribe, sendo encontrada especialmente na Mata Atlântica e na região Amazônica. A Costus spp (Costus scaber ou Costus spicatus) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de procriar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
A cana do brejo é uma erva perene, não ramificada, ereta, rizomatosa, que pode chegar até 2 (dois) metros de altura. A Costus spicatus contém folhas simples dispostas opostas uma à outra. Eles são lanceoladas com margens inteiras. As flores são tubulares e amarelo e estão dispostas em capítulos.